Traktor Kontrol S2 -

A Kontrol S4 virou a controladora MIDI favorita dos DJs que utilizam o Traktor. Anuciada hoje pala Native Instruments, a Traktor Kontrol S2 deve trilhar o mesmo caminho da irmã, fazendo a cabeça de quem procura uma solução mais compacta para discotecar com o software.
Detalhes
Menor, mais leve e trabalhando com “apenas” dois canais, a Kontrol S2 traz o mesmo acabamento da S4, os mesmos jog wheels, faders, knobs e botões. A placa de áudio de 24bit/96kHz também faz o mesmo barulho.
NI TRAKTOR KONTROL S2 Makro 05 560x419 Traktor Kontrol S2, lançamento da Native Instruments
Agora com dois canais, o mixer continua tendo um bom espaçamento entre os faders e os knobs, com controle de ganho na parte superior e controles de seleção de músicas ao centro.
Os decks C e D foram idealizados para disparos de samples, até 4 em cada deck. Os botões dos sample decks também podem ser utilizados como Cue Points. O legal é que cada um desses decks tem controle de volume individual.
Os sample decks também contam com Loop In e Out e controles de transport (Shift, Sync, Cue e Play).
cover shot traktor s4 Traktor Kontrol S2, lançamento da Native Instruments
Acima dos jog wheels ficam as unidades de efeitos, que suportam até 3 efeitos simultaneamente, com controle Dry/Wet ao lado.
Diferenças
Importante saber quais as diferenças entre a S2 e a S4, além dos 4 decks. A S2 não conta com:
- Knobs para controle de filtros
- Possibilidade de trocar os decks
- Indicador de duração do loop
- Cue points de 5 a 8
- Loop Recorder
- Entradas de áudio (para DVS)
NI TRAKTOR KONTROL S2 rear 560x419 Traktor Kontrol S2, lançamento da Native Instruments
Uma das diferenças mais importantes é a falta de entradas de áudio, o que significa que não é possível trabalhar com controle DVS ou utilizar a Kontrol S2 como um mixer normal.
A Traktor Kontrol S2 tem entrada para microfone tipo P10, com controle de volume e entrada P10 para fone, na parte frontal, com controle de volume e Cue (mix).
Ela conta também com uma saída estéreo (P10) e uma sáida estéreo RCA, com controle único de saída, que pode ser selecionado. A alimentação é via USB, mas pode ser feita também através de fonte ligada na tomada.

Software
O software incluso é o Traktor Pro 2. Para maior comodidade dos usuários, há uma atualização que permite a configuração da Kontrol S2, no painel Preferências. A Kontrol S2 também vem acompanhada de uma coleção de loops, que podem ser utilizados no sample decks.

Disponibilidade
Por enquanto a controladora ainda não está disponível para venda.
Opinião
A Traktor Kontrol S2 chega ao mercado para atender a uma grande demanda de DJs que não utilizam 4 decks, mas gostariam de contar com a qualidade e proximidade da Native Instruments com o software Traktor, do qual também é fabricante.
Apesar de algumas limitações consideráveis em relação à Kontrol S4, a S2 chegará com um preço inferior e mais compacta, o que facilitará o transporte do equipamento. Além disso trata-se de uma controladora muito funcional, que deve atender as necessidades da maioria dos DJs.
A nova controladora deverá brigar pela liderança do concorrido mercado de controladoras de dois canais no futuro.