Tudo o que você precisa para divulgar suas músicas na internet !

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgY9OvpHMdxVMyyfV4elP-5M6JQxCpzDpEAZcUH1EV4C6aqudPVpTd-zpQxgE-mqhovRpgduf1ye9WzfQfuvFsQymBBrep-ja0DDBf5WxJM1RTXYSmaNoGytFYELbp4oTm44IoMql_CgLM/s1600/redes+sociais+mais+usadas.jpg

Trago hoje uma lista de serviços disponíveis na internet para divulgação de músicas, desde os mais conhecidos até os menos populares (mas que poderão ser tornar tendências).
A divulgação é o último (e um dos mais importantes) passo a ser percorrido pelo produtor, afinal não adianta ter um ótimo trabalho nas mãos se ele não é ouvido por ninguém (mãe e namorada não vale).
A lista é extensa e está dividida por categorias. Acredito que com um pouco de paciência você encontrará algo que não conhecia e que pode ser muito útil para sua carreira. Boa sorte e boa pesquisa!
As mais populares ...
Myspace: O Myspace já foi a maior rede social do mundo, perdeu bastante espaço para outras redes nos últimos anos e lançou recentemente sua nova versão, mais interativa, simples e democrática. Da mesma forma que acontece com outras redes, não é mais possível personalizar tudo como se fosse uma página comum, apenas a personalização oferecida pelo serviço, além de ter ficado tudo mais fácil e acessível por qualquer usuário.
Isso aproxima músicos menores dos grandes de alguma forma, afinal agora todos terão interfaces parecidas de suas páginas. Uma página mais simples, sem recursos de designers, fotógrafos e programadores, não vai parecer “tosca”. É a tentativa do Myspace em recuperar seu espaço, que pelo menos entre músicos, DJs e produtores nunca foi perdido.
_____________________________________________________________________________________
Soundcloud: Na música eletrônica essa é a rede obrigatória no momento. Por quê? Focado apenas na música, o soundcloud é o serviço mais prático, rápido e bem-sucedido. Todas as páginas de usuários são iguais, há espaço para pequenos perfis, links para páginas, links para comprar as músicas, para fazer downloads e um player de carregamento rápido (mais rápido que o do Myspace) que dificilmente pára no meio do caminho.
Por esses motivos é comum encontrarmos em sites e outras redes o player do soundcloud. É um prato cheio também para sets e arquivos maiores. É também um ótimo meio de estabelecer contato, divulgar suas tracks entre pessoas do meio e mandar material para selos e gravadoras, que possuem uma “dropbox” onde qualquer usuário pode deixar músicas.
Outra característica do serviço é que ele é gratuito em termos… Sem pagar é possível ter acesso aos principais serviços, mas há contas pagas (que não são caras) que te dão acesso a outras ferramentas interessantes, como a possibilidade de downloads ilimitados e informações detalhadas de quem anda baixando suas músicas. Há uma parceria com o TuneCore também para distribuir músicas, que está detalhada em outro post.
_____________________________________________________________________________________
Facebook: Também pode ser um meio interessante para divulgação de músicas e o aplicativo MyBand é ideal para isso. Por ele é possível criar biografia, compartilhar fotos, postar músicas para ouvir em streaming ou para baixar, vender músicas, adicionar calendário, vender entradas para shows, entre muitas outras facilidades.
É legal também porque outros usuários podem criar players e adicionarem músicas que fazem parte do serviço. E o melhor de tudo é que é gratuito, então se você usa o Facebook, corre lá!
_____________________________________________________________________________________
Twitter: Claro que o twitter pode ser utilizado para divulgar qualquer coisa, compartilhar links facilmente e se comunicar com milhares de pessoas ao mesmo tempo. Mas a ferramenta Twiturm permite a criação de players que podem ser compartilhados via twitter e tem a integração com várias outras redes sociais. A URL das músicas é bem curta e é possível disponibilizar o download das mesmas.
As menos conhecidas
Mixcloud: Faz bastante sucesso mundo afora, mas ainda é pouco utilizado no Brasil. É ideal para sets, podcasts e programas de rádio. A grande vantagem é que os sets abrem em uma janela à parte, onde é possível visualizar as músicas separadamente. Isso é ótimo por que quem faz o set divulga, mas os produtores das músicas também são divulgados. Outra vantagem é poder “navegar” por Podcasts apenas clicando em cima das músicas.
O site apresenta uma interface bastante simples, por onde dá para ver na primeira página as novidades, os mais tocados e algumas sugestões. Também há uma divisão por gêneros musicais e categorias de podcasts, o que torna o Mixcloud um excelente lugar para pesquisar o que está sendo tocado em todo mundo, nas melhores baladas, pelos melhores DJs, sem ter que sair de casa e sem pagar nada por isso.
_____________________________________________________________________________________
FanBridge: Como o próprio nome sugere, este site promove a aproximação do artistas com seus fãs. O FanBridge promete ferramentas para envio de e-mails personalizados (como os de Promoção), programação de envio de SMS (você pode programar mensagens para serem enviadas para uma lista no dia da sua apresentação), envio de mensagens para várias redes sociais de uma só vez e até mesmo uma Tool Bar, que facilita o acesso de fãs à busca e compra de músicas.
O site também permite adicionar vários links(com ícones das lojas) para compra de músicas, tem calendário de apresentações, permite que fãs compartilhem facilmente músicas e apresenta uma infinidade de gráficos que explicam quem, onde, como e porque suas músicas são baixadas. É um serviço gratuito em partes, mas para desfrutar de tudo é preciso assinar um plano pago. Ainda não utilizei, mas fiquei muito interessado!
_____________________________________________________________________________________
Bandcamp: Um site excelente para divulgar e vender suas músicas de forma prática, eficaz e sem burocracia. As páginas dos artistas são pouco personalizáveis (eu gosto disso), as músicas podem ser divididas por álbuns, os downloads podem ser gratuitos ou pagos, mas geralmente é colocado um preço mínimo de 10 dólares por álbum. O melhor é poder fazer o download em vários formatos disponíveis (o Bandcamp faz a compressão do seu arquivo).
O player é bastante rápido e bom para compartilhar, pois acompanha imagem. Outro destaque é a quantidade de informações sobre a música em toda internet: se alguém compartilhar seu player em qualquer site ou comentar sua música, você fica sabendo. É um serviço tão bom e completo que é melhor dar uma olhada no vídeo para entender todas as possibilidades do site. Ah, a inscrição é gratuita!
_____________________________________________________________________________________
MeAdiciona: Existem alguns outros sites com a mesma proposta, mas resolvi pegar este aqui porque já conheço. Este site reúne todas as redes sociais, contatos e sites em um só. Assim você disponibiliza vídeos, músicas, fotos e qualquer coisa que esteja em outros sites em apenas um, centralizando suas informações e facilitando a vida de quem quer saber mais sobre você e seu trabalho.
Imagem23 300x200 Tudo o que você precisa para divulgar suas músicas na internet!

Redes Sociais Colaborativas
DigitalMusician2.0: Que tal produzir uma música em conjunto com um produtor que está do outro lado do mundo, ele utilizando o Ableton e você o Logic? Sim, isso é Possível! A rede Digital Musician, desenvolvida pelo mesmo criador do software Cubase,  permite a criação colaborativa de música em tempo real e com softwares diferentes através de um plugin próprio.
Além disso você pode participar de projetos abertos, conhecer produtores e até procurar vagas de empregos. Eu recomendo, vale a pena!
_____________________________________________________________________________________
IndabaMusic: É uma rede social parecida com a Digital Musician, mas trabalha com seu próprio software de produção, que aliás é simples e funcional. Aqui também dá para fazer parte de projetos com outras pessoas, divulgar suas músicas e ainda participar de concursos musicais exclusivos para quem é da comunidade. Eu tenho um perfil lá e participei de um concurso que escolhia uma música para fazer parte de um jogo do Facebook. 

Monitorando sua popularidade
Bandmetrics: Para saber tudo o que se passa com suas músicas na internet, essa é a ferramenta certa. Não tenho certeza se supera a monitoração do Bandcamp, mas oferece bons serviços, como por exemplo ter a informação de quem “twitou” um link com sua música, quando e onde. Ainda está em versão Beta. Dê uma conferida no vídeo.
_____________________________________________________________________________________
Woopra: Pode ser usado em qualquer site, de música ou não. Ele monitora quantas pessoas estão acessando seu site, quais páginas ela vêm, em quais elas ficam mais tempo e o que elas fazem em suas páginas. Você pode cadastrar vários site e monitorá-los independentemente. É gratuito.

Esqueci alguma coisa?
A quantidade de redes sociais e sites de divulgação cresce a cada dia e mesmo as voltadas especificamente para música têm a concorrência de outras centenas. Procurando no Google rapidamente, encontrei várias redes, inclusive brasileiras: Algumas delas que achei interessantes: Musiconaweb, ToquenoBrasil, MusicVita, Jamendo e Numumbu (este último promete!).
Se você conhece algum bom serviço de divulgação de músicas e ele não está aqui, por favor deixe uma mensagem e colabore com o compartilhamento de informações. Nós publicaremos aqui e assim nossa lista estará cada vez mais completa!