Detalhes do DJM-900 Nexus, da Pioneer

 http://www.hitechreview.com/uploads/2011/02/Pioneer-DJM-900-Nexus_1.jpg

Após cinco anos liderando o mercado de mixers para DJs, presente na maioria dos clubs em todo mundo, o DJM-800 deverá ceder seu lugar para o poderoso DJM-900 Nexus.
Com uma placa de som 96khz/24-bit de quatro canais, controle via timecode do Traktor, novos efeitos sound color com processador separado para cada canal, efeitos quantizados, Beat Effects e interface de toque do tipo XY, o novo mixer da Pioneer chega para conquistar a preferência dos DJs mais uma vez.
Interface
Como é comum em equipamentos da fabricante, o DJM-900 apresenta uma interface muito parecida com o modelo anterior. Tudo está no mesmo lugar, as cores são as mesmas, muda apenas os novos recursos, como a tela touch e os novos Sound Color FX.

djm 900 nexus top Detalhes do DJM 900 Nexus, da Pioneer
Sound Color FX
Um dos pontos altos do DJM-800 sempre foram os efeitos Sound Color: Hamonic, Sweep, Crush e Filter. Apenas os dois últimos (os mais usados) permanecem no Nexus, que ganha outros quatro novos efeitos:
Noise - igual ao encontrado no DJM-2000, a Pioneer afirma que foi um pedido constante
Space - reverb de muita qualidade com high-pass e low-pass para cada canal
Dub Echo – Tape Delay, também com controle de high pass e low pass
Gate/Comp – Compressor que aumenta o volume da música quando estiver baixa, ideal para músicas de volumes diferentes.
Imagem71 Detalhes do DJM 900 Nexus, da Pioneer
Beat Effects
O Nexus traz novos efeitos e novas possibilidades de controle dos efeitos.
Reverb - Reverb de alta qualidade com controle de filtro de frequências, tamanho do ambiente ajustado com afinação e tail de até 2 minutos.
Spiral – Echo associado ao controle de pitch
Slip Roll – Herança do DJM-2000, similar ao efeito Roll, com a diferença de que permite diversas repetições da batida sem sair do grid. Um exemplo pode ser visto aqui. Ele pode ser controlado pelo X-Pad.
Melodic – Outra inspiração do DJM-2000. É um sampler com side-chain associado ao pitch, que ter sua marcação e duração controlados via X-Pad.
Midi LFO – Talvez a maior novidade. Com ele é possível controlar efeitos de unidades externas utilizando a quantização do Nexus. Controle via MIDI ou USB.
Imagem8 Detalhes do DJM 900 Nexus, da Pioneer
Controle de efeitos
Quantize (rekordbox): O DJM-900 é capaz de sincronizar efeitos com as batidas em tempo real, mesmo com alteração do pitch bend. É ideal para usar efeitos como Trans, Echo e Roll, que nunca sairão da batida, não conflitando com outras músicas na mix. O efeito é possível graças à tecnologia Pro DJ Link (detalhes abaixo).
X-Pad: Interface de toque tipo XY para controlar os Beat Effects. Pode-se controlar, por exemplo, o tempo do efeito Roll ou o filtro do Reverb.
Twin LFO: Filter, Phase e Flanger podem ser controlados via LFO. O LFO1 é controlado pelos botões Beat, enquanto o LFO2 pode ser controlado pelo X-Pad.
Pro DJ Link
Tecnologia inovadora que conecta o mixer à internet., trazendo vários benefícios à performance e equipamentos conectados a ele. A função NOW ON PLAY avisa quando um CDJ está sendo usado em um canal aberto. No momento em que o áudio de um canal é aberto para a saída Master, o CDJ-2000 muda a iluminação de seu prato de branco para vermelho. No CDJ-900 o ícone Link começa a piscar.
O benefício para os Beat Effects é a utilização do rekordbox BPM e Beatgrid, que permitem a utilização de efeitos sincronizados com a batida da música. Por último, o Cue Link permite a audição prévia da música em um canal auxiliar, direto da rekordbox.
Compatibilidade com o Traktor
Com uma simples conexão USB o usuário pode desfrutar do controle dos 4 decks do Traktor. O Nexus tem um certificado de compatibilidade com Traktor, o que significa acesso completo ao software e controle de scratch.
Placa de áudio
djm 900 nexus back small Detalhes do DJM 900 Nexus, da Pioneer
A nova placa de som de quatro canais, com qualidade 96khz/24-bit e conexão USB, permite a entrada e saída de sinal de áudio de todos os canais sem perder qualidade. Uma interface para computadores ainda permite o controle de várias funções, como DVS, playback do software e gravação de sets.
Os circuitos de entrada e saída são os mesmos do DJM-2000, o que significa a digitalização de todas as saídas de áudio e redução de ruído em sinais analógicos
Faders
Faders com a tecnologia P-Lock, que “seguram” os faders, impedindo seu deslizamento fácil. As transições também ficarão mais suavizadas devido ao novo material e tecnologia dos faders, que também devem ter sua vida útil prolongada.
————————————————————————————————————-

ATUALIZAÇÃO: A Pioneer divulgou o vídeo oficial do produto, uma continuação da prévia estrelada por Zabiela. Veja abaixo:
O DJM-900 Nexus deve chegar às lojas européias e americanas na segunda semana de Março, mas ainda não têm previsão de chegada no Brasil. Informações técnicas do mixer podem ser vistas no site da Pioneer. Você também pode baixar um arquivo com todas as especificações aqui.