Torq 2.0 - Infinitas Possibilidades !

 http://apps.avid.com/Torq_trial/images/Torq2_Trial_header_900X200_EN.jpg

Outra novidade aguardada com muita expectativa na Namm é a nova versão do software Torq, da Avid, empresa especialista em edição de vídeo e fabricante do Pro Tools.
Se o Pro Tools não é lá essas coisas para produção de música eletrônica, o Torq 2.0 promete aliar produção e discotecagem em um mesmo programa e já vem arrancando elogios em sites especializados.

É possível integrar o programa com toca-discos, CDJs e a a maioria das controladoras midi disponíveis no mercado, além, claro, do Torq Xponent e Torq Conectiv. Quem possui as duas controladoras, aliás, poderá fazer o download gratuito quando a versão 2.0 for lançada. Se você possui uma delas, clique aqui para maiores informações.
O foco da fabricante foi criar uma atualização que permitisse diversas formas diferentes de se fazer uma mixagem, seja básica, com o crossfade, ou seja mais complexa, com o crossfade associado à efeitos (leia mais abaixo).


torq2 Torq 2.0: infinitas possibilidades!

As novidades 2.0
O Torq reconhece BPM e sincroniza músicas automaticamente – o que não é novidade. Mas que tal discotecar com 4 decks, cada um deles com EQ, pré-escuta, nível de volume e crossfade próprios? Como não podia deixar de ser, o Torq segue a tendência dos 4 decks, a febre desse início de ano. Além disso, um preciso sistema de áudio elástico (Warp) promete preservar a qualidade da faixa mesmo com grandes variações de BPM, o que permite maiores experimentos e mixagem de estilos totalmente diferentes.

Traq Morph: Segundo a Avid, é a maior invenção depois do Crossfade – uma espécie de Crossfade inteligente. Ele permite associar filtros diversos ao fader, que vão sendo introduzidos à mixagem conforme o DJ mude o lado do crossfade. Assim é possível fazer o que antes era feito apenas por duas ou mais pessoas.

Live Remix Machine: Uma máquina de 13 efeitos, que permite utilizar vários efeitos simultaneamente. Mas a melhor parte é poder utilizar efeitos de qualquer VST, sendo 20 a quantidade de VST que podem ser utilizados simultaneamente. E aí o Torq 2.0 sai na frente. Também é possível fazer loops ao vivo, de qualquer tamanho e sem se preocupar com o Grid. E o novo Torq vem com 100Mb de Loops gratuitos, catalogados por estilos.

Controladores: O software pode ser controlado pelo Torq Xponent, Torq Conectiv ou outras controladoras, mas com um detalhe: É possível usar todas ao mesmo tempo, as oficiais do Torq e mais outra qualquer que o DJ desejar.

Record e Rewire: O Torq 2.0 permite a gravação de qualquer set, para depois exportá-lo em diversos formatos. E através do protocolo Rewire pode-se interagir com qualquer DAW compatível (Pro Tools, Live, Reason, Logic e outros), o que permite a execução de uma faixa recém criada ou a combinação das possibilidades de softwares diferentes.
O vídeo oficial abaixo resume tudo isso e mostra uma interface renovada, mas muito parecida com a antiga.

Gostou? então experimente uma versão gratuita do software, disponível no site da Avid. Mas é só para sentir o gosto, pois expira em 30 dias.