
Mal falei dos lançamentos da Pioneer DDJ-S1 e DDJ-T1, eis que a Numark, outra  gigante da indústria musical, apresentou sua nova controladora tudo em  um na feira NAMM, mas com um detalhe: 4 Decks! Para Traktor? Não, para  Serato ITCH. 
E daí surge a pergunta: Por que a  Pioneer lançou uma controladora de dois canais para Serato, contrariando  a novidade da Numark e e a Xone DX, da Allen & Heath? Ninguém sabe.
Voltando à NS6, a controladora foi  desenvolvida em parceria com a Serato, o que garante a ela  credibilidade de ter total integração com o software. O design se  assemelha bastante ao NS7, o que mostra que as marcas vêm se preocupando  em manter uma interface conhecida por seus usuários.
Jog Wheels
Os primeiros elogios à  controladora em sites especializados vêm dos Jog Wheels. Grandes e  precisos, ele podem ter a sensibilidade ajustada, além de ter um ajuste  automático que deve agradar bastante. Os Jogs contam também com Leds de  duas cores, que indicam o Deck que está sendo controlado e o se efeitos  estão associados a ele.
O mixer pode ser utilizado com o  Serato e outros softwares, mas também sem computador algum, apenas como  um mixer comum, o que dá versatilidade ao aparelho.

Se os indicadores do NS7 já  quebravam um galho com a tecnologia Strip Search, a NS6 te dá ainda um  motivo a menos para olhar para a tela do computador. Indicadores de  posição dão a localização exata da faixa, ali mesmo na controladora.
As cores de cada botão e iluminação individual de Led em cada função também ajudam o Dj a esquecer a tela do Pc e um grande seletor promete deixar o mouse de lado na hora de escolher e adicionar faixas.
O que há de melhor
Um ponto que merece destaque é o  generoso espaçamento entre botões e faders na controladora, coisa rara  no tipo tudo em um, o que significa menos chance de se fazer algo  indesejado. Funções como Key Lock, criação manual de loops (tipo in e  out), Hot Cues e Beat Grid, todos na interface da NS6, também merecem  destaque.
Algumas outras funções são novas,  como acesso direto ao Beat Grid e o Bet Skip, que impede que faixas  soltadas na hora percam a sincronia com outras. A latência promete ser  imperceptível, como já era com o NS7.
A placa de áudio integrada é de  24bits, com saídas XLR balanceadas. E a controladora, como não podia  deixar de ser, vem acompanhada do software Serato ITCH.
Entradas e saídas também não  faltam à controladora: Saída XLR, saída para fone, diversas saídas e  entradas RCA, duas entradas para microfones, duas entradas analógicas e  porta USB.

O possível lado ruim da  controladora é o peso aparente, acima do de seus concorrentes. Mas  também, pudera, ele é reflexo dos materias utilizados: muito alumínio,  nada de plástico.
O preço de tudo isso? Vamos esperar chegar no Brasil, pois o lançamento no resto do mundo deve ocorrer apenas daqui a um mês…


