
Se  aventurar em uma área até então  desconhecida não é tarefa fácil.  Muitos novos alunos dos cursos de  produção musical da DJBAN têm no  curso a primeira experiência em fazer música e  não conhecem nenhum dos  softwares com os quais trabalhamos. 
Para  ajudar a todos que desejam se  matricular em um dos cursos da DJ BAN,  deixamos aqui um pequeno perfil de  cada software, os prós e contras, as  especificidades e alguns usuários  notáveis.
Mas  antes de qualquer coisa, o  mais importante de tudo isso: em nenhum  momento diremos “este é melhor,  este outro é ruim”. Há diferenças entre  as plataformas quanto à forma de  produzir, os instrumentos e efeitos,  mas o resultado final depende  apenas do ser humano. Em todos os  softwares serão explicados e ensinados  equalização, compressão, mixagem  e todos os outros passos da produção  musical.
Você  alcançará resultados mais  satisfatórios com o programa que for o seu  perfil, mesmo que ele seja  considerado mais simples ou não estiver “na  moda”. O que podemos afirmar  sem medo de errar é que grandes músicas  são feitas utilizando qualquer  um dos programas ensinados.
É  o software para produção musical  mais popular no momento e por isso é o  nosso curso mais procurado. Além  de intuitivo, o programa conta com um  “guia” que explica todo o seu  funcionamento, sendo fácil para novos  produtores se aprofundarem nele.
O  Live também é bem leve para  instalar, armazenar e rodar em qualquer  computador, seja Windows ou Mac.  Com ele fica fácil encontrar samples e  músicas no HD do computador e  fazer uma música costuma ser prático e  rápido. Pode-se produzir através  de pequenos clipes de áudio e midi ou  em uma timeline convencional.
A  função Warp “arruma” arquivos de  áudio no andamento desejado através de  transientes, o que permite tocar  músicas ou samples com BPMs  diferentes e alterá-los em tempo real, sem  variar a afinação. Além  disso, soltar clipes de áudio em tempo real e  bons efeitos ( como  simple delay e beat repeat) fazem dessa plataforma  uma ótima opção para  performances ao vivo.
Como destaque  negativo podemos  citar a dificuldade para se produzir na timeline e a  pouca qualidade de  alguns instrumentos e efeitos nativos. Não é muito  utilizado fora da  música eletrônica (a não ser em apresentações) e no  processo de  masterização, sendo preterido às vezes também no processo  de  equalização.
Alguns usuários conhecidos do Ableton Live são Wehbba, com quem fizemos uma entrevista recentemente, Deadmau5, GMS, Ticon e Armin van Buuren, entre muitos outros. Vale a pena uma passada no site da Ableton para um download Demo gratuito.
Veja abaixo a tela de arranjo da música Trauma, do projeto Pe & Ban.
FL  Studio é um software de  arquitetura aberta para composição,  sequenciamento e mixagem para a  produção musical. Não é tão popular  como outras plataformas, mas tem uma  ótima avalização por seus  usuários, devido à facilidade de trabalho e  compreensão do software.
O  Fruity Loops 09 inclui mais de  30 sintetizadores e as músicas são  feitas por Patterns (pequenos  pedaços). Com a função FL SynthMaker você  pode criar e compartilhar seus  próprios instrumentos, efeitos e  painéis de controle MIDI, sem a  necessidade de escrever código básico. O  software ainda suporta os  formatos WAV, MP3, OGG, WavPack, AIFF e REX,  tudo isso para compor e  gravar suas perfomaces musicais e idéias da  forma mais lógica.
O programa é  bastante leve, mas só  pode ser usado em sistema operacional Windows.  Alguns produtores  consideram sua interface confusa e ele não costuma  ser utilizado em  masterização e músicas não eletrônicas.
Músicas  de Justin Timberlake,  Jennifer Lopes e Nine Inch Nails já foram  produzidas a partir do FL e o  software é bastante utilizado entre  produtores de Drum & Bass e  Dubstep. Para conhecê-lo melhor você  pode baixar uma versão demo no site official e assitir o video de apresentação abaixo.
O  Logic Pro é uma plataforma de  produção profissional de áudio  desenvolvida pela Apple, exclusivamente  para computadores da  fabricante, os Macintosh. O software é uma solução  completa para  composição, gravação, edição, produção e finalização de  som, sendo  utilizado por diversos profissionais da indústria musical,  como  produtores, músicos, DJ’s e compositores de trilhas sonoras, o que   demonstra sua versatilidade.
É muito  usado para fazer mixagens e  masterização, além de ser bastante  conhecido pela qualidade de seus  instrumentos e plugins. As telas de  trabalho, como arranjo,   piano roll e mixer, podem ser destacadas, facilitando a visualização.   Por ser bastante completo há muitas peculiaridades e ferramentas pouco   conhecidas, como o espaço Enviroment, onde é possível a criação livre  de  instrumentos e efeitos. O software vem acompanhado de diversos Apple   Loops, cerca de 50GB, que são samples de qualidade que se ajustam ao   grid sempre, sem precisar arrumar no tempo.
Aliás,   algumas atualizações deram nova cara ao programa em sua versão 9. A   função Varispeed permite alterar o BPM de toda música, sem desafinar ou   precisar arrumar o áudio, como no Live. A função Flex ajusta áudio ao   grid da música de forma perfeita, através de transientes. Novos   instrumentos e efeitos também são destaque, como os amplificadores e   pedais para guitarra, que emulam grandes marcas muito bem.
Como  pontos negativos podemos  citar uma interface um pouco menos intuitiva  que as demais, pouca  praticidade para encontrar arquivos de áudio (eu  uso o Finder para isso)  e um preço mais salgado do que a concorrência,  mas que compensa. Vale  ressaltar também que é mais pesado que os demais  e exige mais do  computador.
Alguns  nomes que utilizam o Logic  Pro são Gui Boratto, Gabe, Kill Your TV e  Audio X, mas ele também é  muito utilizado por produtores em gravações  de estúdio e trilhas  sonoras. Temos um post todo dedicado a ele aqui. Você também pode acessar o site da Apple e conhecer todas as novidades do Logic Studio 9 em vídeo. O vídeo abaixo é um pouco longo, mas muito abrangente.
O  software da Propellerheads é  imensamente popular entre produtores de  batidas quebradas, mas pode ser  utilizado em qualquer estilo. Sua  principal diferença em relação aos  demais é a produção através de um  rack, onde são colocados efeitos e  instrumentos. Neste rack é possível  fazer diversas experimentações, pois  através de ligações por cabos  pode-se praticamente ligar qualquer coisa  em qualquer coisa! Por  exemplo: a saída de um efeito pode estar ligada à  entrada de outro  efeito e a combinação dos dois ligada a um  instrumento. Mas nada impede  que outras ligações sejam feita, dando  espaço para uma criação  bastante livre.
Para quem gosta de  construir  timbres, experimentar e trabalhar essencialmente com Midi, o  Reason é o  melhor software. Tem bons sintetizadores, bons efeitos, um  reprodutor de  áudio clássico (Dr. Rex) e uma drum machine muito prática  para  trabalhar. 
O reason pode ser  usado em Rewire  com outros softwares (a marca é pioneira no  desenvolvimento do  protocolo), assim como ocorre com o Live e o Logic,  mas não é possível  utilizar instrumentos ou qualquer plugin externo, o  que limita o  produtor às opções do programa. Outro ponto negativo está  no fato de ele  apenas trabalhar com midi, não suportando áudio  diretamente.
O Reason inclui uma vasta  biblioteca de sons, chamados Refills, que podem ser encontrados ao  montes e auxiliam bastante.
Tirado lá do DjBan.com 


