Você sabe a diferença entre Mashup, Reedit, Remix e Bootleg ?

http://musikelfather.files.wordpress.com/2009/01/dj_mixer_by_xxrenataxx.jpg

Com a evolução e a mídia digital (cd/computador) ficou muito fácil personalizar as músicas. Particularmente 80% do meu set é de faixas editadas de alguma forma: aumenta o break, corta o vocal, mistura outros elementos e etc.
No início da carreira de muitos dj´s tocavam com vinil, assim que partiram para o cd ficaram surpresos com a quantidade de músicas e novas mixagens que estavam realizando, isso tudo devido à facilidade dos downloads e a desmistificação da discotecagem com cd. Nele é mais rápido encontrar o pitch e mantêm a  sincronia por muito mais tempo. Logo depois o computador entrou na jogada e tornou tudo isso ainda mais interessante, pois é possível reconstruir a música em tempo real, tocar várias ao mesmo tempo, misturar estilos, acapellas, guitarras gravadas etc.
É um novo conceito, o pitch fica de lado, mas abre um leque de possibilidades na construção da história toda.



Remix:

o produtor musical recebe um pack de arquivos com camadas separadas da música (Bateria, Synth´s, Bass, Vocal), e utiliza esses samples para criar uma nova música, levando a história da original.

Mashup:

Faixas diferentes misturadas. Sem regras, pode trocar o break de uma pelo o da outra, etc.

Reedit

Reorganizar peças, cortar breaks, reconstruir viradas.  Apenas edição, sem adição de nova música.

Bootleg:

São músicas construídas a partir de uma faixa de outro estilo (rock, pop, …).
Os mashups e reedits são uma ótima ferramenta para criar uma identidade musical. Também é interessante o fato de poder deixar as músicas com a mesma estrutura e com sua cara, tirando as partes que não gosta enfim, reconstruindo-a.