![http://1.bp.blogspot.com/_WFnwgyZfy8Y/S4rYwCzsD2I/AAAAAAAAARs/oZr2vKhiZIg/s400/virtualDJ_logo.png](http://1.bp.blogspot.com/_WFnwgyZfy8Y/S4rYwCzsD2I/AAAAAAAAARs/oZr2vKhiZIg/s400/virtualDJ_logo.png)
Tão popular entre amadores quanto rejeitado por profissionais, o VirtualDJ é a principal porta de entrada na discotecagem para muitos DJs. Foi a minha, por exemplo.
Conheci o programa há tres anos e foi ali que comecei a entender o que fazia um dj, o que era mixar uma música, o que era um sample, efeitos, etc. Posso dizer que foi meu primeiro passo.
Desde então não utilizei mais o software, mas quando me deparei com a nova versão percebi que estava tudo igual, com a mesma cara, porém seguindo as novas tendências tecnológicas apresentadas em outros softwares.
Um pouco sobre o VDJ
A interface simples, facilidade na escolha das músicas, sincronização visual, efeitos e samples “na mão” fazem do VirtualDJ a melhor opção para quem quer ingressar no mundo dos DJs.
Para adicionar uma música ao Deck, basta arrastá-la para os discos. Para sincronizá-la com outra musica basta acionar a tecla Sync. Você também pode fazer Loops à partir de um ponto de início e outro de final ou utilizar os compassos pré-definidos.
Efeitos e samples estão no deck, você pode escolher um para cada deck e alterá-lo a hora que quiser ou pode acessar a interface própria, uma de efeitos e outra de samples, para definir parâmetros mais específicos ou para ter maior quantidade à disposição. Também é possível gravar seu set de forma rápida.
É possível também marcar pontos da música com Cue, alterar o Bpm, visualizar o Bpm exato, utilizar o mixer de 3 bandas, simular scratchs, sincronizar vídeos… E isso é só uma introdução, tem muito mais!
O que há de novo?
Como eu não usei as últimas versões, pesquisei na internet em sites de reviews (que deram bastante importância para a atualização) e no site do fabricante quais as novidades da versão 7, além de ter testado pessoalmente. Então ai vai:
- Jeff Mills: É Possível trabalhar com até 99 decks diferentes. Claro, você provavelmente não vai usar, mas é possível criar um remix com vários loops de várias músicas em minutos e exercer sua criatividade de forma intuitiva.
- Rewire: O protocolo Rewire também faz parte do update, o que quer dizer que você pode controlar o Ableton Live e o Reason, por exemplo, através dos decks do VDJ.
- Line-in Inputs: Se você quiser trabalhar com áudio de hardwares ou instrumentos também é Possível com o VDJ 7, basta ligá-lo na placa de som e adicioná-lo a um deck.
- Precisão e qualidade: A simulação de scratchs é boa (melhor que de vários CDJs) e a ferramenta Master Tempo funciona muito bem quando se altera o Bpm consideravelmente.
- Organização: Você pode criar pastas, sub-pastas, favoritos, enfim, é possível alterar pastas de seu HD de dentro do próprio software, basta clicar com o botão direito do mouse.
- Controladores Midi: Além de termos controladores desenvolvidos exclusivamente para o VDJ, como é o caso dos tudo-em-um da Numark (no post, o Mixtrack Pro e o iDJ3), podemos utilizar mais de 80 controladores pré mapeados para o VDJ. Todos os principais controladores do mercado, se não mapeados, podem ter seu mapeamento feito de forma individual, mas você vai ter que achar um bem obscuro para precisar fazer isso…
![vdjjj Virtual+DJ+7+ +07 VirtualDJ 7: Muito mais do que você imagina!](http://3.bp.blogspot.com/_VMG4U935YEU/THxLjTg37zI/AAAAAAAAALM/fgzAM7BYOrs/s1600/Virtual+DJ+7+-+07.jpg)
Dica: todas as configurações podem ser feitas através do botão Config, no canto superior direito do software.
Legal! Onde eu acho?
Você pode comprá-lo no site oficial ou fazer um download gratuito, mas tem algumas limitações, como não poder usar controladores midi. O software é para Mac e PC.